Livros de Magia Reais da Antiguidade.

  Quem acompanha a história "O Caos e a Ordem" com certeza fica imaginando que livros fascinantes o doutor Apollo Adler esconde naquelas prateleiras do porão dele. E é verdade que no passado, eu diria hoje em dia também, existia um gênero de não-ficção chamado literatura mágica: livros que prometiam poderes sobrenaturais, que continham os segredos dos magos, que continham receitas, passo a passo, para conseguir coisas como influenciar a mente das pessoas, curar doenças milagrosamente, causar doenças e infernizar a vida "das inimiga."
   Eu alistei aqui vários desses livros, incluindo de magia Seidr (sim, existiam mesmo Seidkonas e Seidmádars), para vocês terem alguma ideia do quão fantástica é uma biblioteca arcana.

O Lemegeton. Também conhecido com a Chave Menor de Salomão. Tradicionalmente, a autoria do livro é atribuída ao Rei Salomão que, segundo a lenda, aprendeu a subjugar os demônios e a utilizar seus serviços. O Lemergeton é um livro de magia do tipo Invocação, o popular "Summoner" dos games de RPG. Divididos em cinco partes. que são cinco especialidades ou ars (arte) dentro da arte mágica da Invocação.
   O Ars Goetia, descreve como Salomão supostamente aprisionou setenta e dois demônios dentro de um vaso de bronze para que trabalhassem para ele; nessa seção do livro, Salomão supostamente descreve como construir um vaso para aprisionar esses demônios. O ars Goetia seria, portanto, a arte de invocação de demônios. 
   A segunda parte, o Ars Teurgia Goetia, descreve como invocar, bem como se proteger de cerca de 31 espíritos do ar que, na verdade, seriam espíritos elementais (água, ar, fogo e terra). Denominada no livro de Arte da Teurgia, a utilidade desses espíritos seria revelar coisas escondidas, os segredos das pessoas, etc.
   O Ars Paulina, arte supostamente descoberta pelo Apóstolo Paulo, descreve como consultar os anjos e invocá-los por meio de uma espécie de mesa preparada. Descreve o nome dos anjos e suas características diversas, como a relação do poder deles com os quatro elementos.
   A quarta parte é o Ars Almadel. Também é uma arte de invocação de anjos. Essa parte do livro ensina a construir um Almadel, uma espécie de altar de cera, com símbolos gravados nela, para invocar determinados anjos.
   A última parte do Lemegeton é o Ars Notoria, a única parte do livro que não é sobre magia de invocação. O Ars Notoria é uma coleção de orações a Deus, em diversos idiomas, e de palavras cabalísticas que, se ditas corretamente, na época certa, confeririam bênçãos como super memória, eloquência e paz mental. Seria algo dentro da magia de conjuração. 
Não há nada que prove que Salomão ou o Apóstolo Paulo tenham mesmo desenvolvido as formas de magia descritas nesses livro, nem que as tenham escrito. O Lemegeton é considerado um pseudoepígrafo, um livro de autoria falsamente atribuída.


O Picatrix. Um livro de 400 páginas com diversos documentos em árabe sobre diversas formas de magias orientadas à iluminação espiritual. Além de um compêndio interessante sobre astrologia e cosmologia, o livro também contém receitas para induzir ao transe; umas coisinhas bem leves para o estômago como sangue e massa cerebral misturados com quantidade cavalares de ópio e haxixe; se achou um pouco forte que tal fazer um rolinho com sangue, lágrima, fezes, urina, esperma e cera de ouvido e fumar tudo?
   O livro na versão árabe original se chama Ġāyat al-Ḥakīm, que significa "A meta dos sábios" e pesquisadores atribuem sua autoria a um matemático árabe chamado al-Majrit, que morreu entre 1005 e 1008 da nossa Era.


Galdrabok. Um livro nórdico sobre a magia Galdr, outra arte mágica nórdica, além do Seidr. São 47 feitiços, na sua maioria para curar doenças e ferimentos; embora alguns fossem para causar doenças, inclusive prisão de ventre, nos inimigos, como o feitiço número 46.
   As curas do Galdrabok eram variadas e serviam mesmo para curar de cansaço, insônia e dor de cabeça.
   Na história "O Caos e a Ordem", o doutor Adler usa sua cópia do Galdrabok para curar as queimaduras fatais de seu amigo.









Grimoire de Honorus. Saiba como controlar mentes, invocar mais demônios (se os 72 demônios do Lemegeton não conseguirem te ajudar), saiba um feitiço para ver o que existe no mundo do Paraíso (muito útil se você ficar praticando a magia desses livros, porque se for o caso provavelmente não irá pra lá mesmo), ou que tal saber como salvar uma alma do purgatório? Saiba tudo isso lendo o Grimoire de Honorus, escrito por ninguém menos que o grande Honorius de Tebas. Se você não sabe quem é, os historiadores tampouco.




O Livro da Franga Preta. Se você leu esse artigo até aqui do começo, deve pensar que esse é um dos piores e mais assustadores da lista. Calma, galera, o "Franga Preta" não tem nada a ver com a macumba da galinha preta. Esse livro francês do século VIII, que acredita-se ter sido escrito por um oficial do exército de Napoleão, foi ditado por um misterioso mago quando o oficial estava em uma expedição ao Egito.
   Trata-se de um livro de magia da especialidade do encantamento, isto é, a construção de talismãs e objetos de proteção.
   Mas não se restringe apenas aos talismãs. O livro também ensina como invocar o famoso Gênio, sim o da lâmpada, conhecido mais tecnicamente como Djinn. Ao invocá-lo ele realizará o seu maior desejo: trazer o seu amor para perto de você. Óóumh!

O Grande Grimório. Achou que esse negócio de varinha mágica fosse coisa do cinema? Na realidade, era mesmo um instrumento do mago; e no Grande Grimório é descrito como fazê-lo. Mas não era para apontar para as coisas e dizer sin-salabin, era para encontrar tesouros ocultos, água
subterrânea, etc.
  Outras certas partes desse livro possuem conteúdo bastante perturbador. Como descrições muito detalhistas de rituais para fazer com pacto com Lúcifer. E feitiços atrozes como fazer as pessoas dançarem peladas na sua frente, contra a vontade delas.
Sim! É este! Se você estava procurando um livro realmente perigoso e perturbador. Os ocultistas da vida real fazem um alerta sobre a leitura desse livro; pois consideram o Grande Grimório bastante eficaz, principalmente no que tange a entrar em contato com poderes e entidades que podem infernizar (literalmente?) o mago despreparado. O mais incrível que este é o livro mais fácil de achar por aí, até de graça.
   Reza a lenda que o verdadeiro livro, muito mais atroz e muito mais perverso, foi capturado pela Igreja e, depois de inúmeras tentativas sem sucesso de destruí-lo, ficou guardada na biblioteca secreta do Vaticano.
   O doutor Apollo Adler certamente te aconselharia a ficar longe desse livro, já que os feitiços do Grande Grimório são o que Adler considera magia impraticável, que ferem os seus três princípios: não usar necromancia, não fazer pactos com nenhuma entidade e não tentar controlar forças que podem controlar você.
   A autoria desse livro maldito é de um tal de Antonio del Rabino, em meados de 1500 EC, que afirmou ter usado como fundamentos certos documentos assinados pelo próprio Rei Salomão, o que não é surpresa.

Abramelin. Este é para quem gostaria de aprender a especialidade mágica da transfiguração, já que ensina cabalas tão poderosas que poderiam , supostamente, te fazer voar na forma de corvo. Mas a principal lição desse livro é entrar em contato com o "Anjo Sagrado interior" que muitos estudiosos acreditam não ser uma entidade e sim o próprio âmago, o "eu" íntimo ou subconsciente; uma espécie de magia interna. 
   Abramelin, foi um suposto mago egípcio que descreveu a cabala para Abrão, o Judeu e escreveu o que aprendeu nesse grimório.

O livro de São Cipriano. Um livro com simpatias para todos os gostos, para melhorar as coisas do cotidiano. É um grimório bastante popular no Brasil, certamente folclórico. Um de seus feitiços famosos é a oração da Cabra Preta, muito difundida entre benzedeiras e pais de santo no Brasil.
   Não deve ser considerado um livro do São Cipriano, de Cartago, santo canonizado da Igreja católica, e sim de outro Cipriano, não-canônico, um feiticeiro de Antioquia, mais tarde convertido ao cristianismo e venerado pela igreja ortodoxa.








Heptameron. Um outro grimório de Invocação, de autoria creditada a Pietro d'Abano. Semelhante a outros rituais de invocação de anjos, o Heptameron descreve como criar uma espécie de calendário para invocar a ajuda de anjos e espíritos do ar, onde haveria um anjo ou espírito para cada hora, dia, ano, era, etc. O diferencial desse livro é a forte influência astrológica.


Artephius his secret Booke. Para encerrar nossa conversa sobre livros reais de magia, que tal um manuscrito de Isaac Newton? Ou você achava que Isaac Newton fosse apenas um grande gênio da ciência? Na verdade, a matemática, física, química e ótica que o deixou tão famoso, era algo secundário em seus estudos.
   O Artephius his secret Booke é um manuscrito de Isaac Newton onde ele descreve a sua procura da pedra filosofal, um pó de confecção complicada, que funde incrivelmente enxofre com mercúrio, e que se cria ter o poder de não só prover a saúde eterna, mas equilibrar perfeitamente tudo o que é natural; transformando, por exemplo, chumbo em ouro.

Nenhum comentário:

Fernando Vrech. Imagens de tema por andynwt. Tecnologia do Blogger.