Guia da Insônia #02 Hal Clement

Hal Clement Stubbs (1922-2003)
Estilo: Ficção Científica

   Especializou-se em escrever ficção científica, criando um novo subgênero da ficção científica: O Hard Sci-Fi (Ficção científica difícil). O principal atrativo das suas obras é a criação de bizarros planetas, ainda que verossímeis do ponto de vista da física planetária. Como Mesklin, um planeta em forma de noz, de rotação extremamente rápida e com gravidade variável, diminuindo conforme se viaja para o equador; seus habitantes artrópodes, possuem fobia extrema de altura, uma vez que, provindos de um dos pólos, uma queda de 50 centímetros já lhes é fatal. Ou pense em Tenebra, um planeta de atmosfera corrosiva. Clement criou cerca de 10 planetas interessantes ao longo de sua obra!



Sugestões de leitura:




Missão de Gravidade. O primeiro livro sobre o planeta Mesklin. Exploradores humanos estabelecem contato com os seres do planeta, e se ajudam, conforme o navio meskilinita Bree, que é feito de maneira inusitada, navega em direção às desconhecidas águas equatorianas do planeta.






Mundo Gelado. Um agente de narcóticos interplanetário é obrigado a investigar um planeta extremamente gelado: A Terra. Gelado do ponto de vista do alien, nativo de um planeta extremamente quente e que respira enxofre.






Agulha. Um alien simbiótico e seu hospedeiro caem no planeta Terra e convencem um garoto a ajudá-los a voltar para seu planeta.




Ruído. Mike Hoani é um linguista humano, de um futuro distante, que vai para um planeta totalmente inundado por um oceano estudar como os humanos que o colonizaram evoluíram sua linguagem. O planeta, que faz parte de um sistema planetário binário, que também é parte de um sistema estelar binário, mostra toda a sua hostilidade à vida humana com suas inúmeras trombas d'água, tempestades elétricas e tsunamis.




Nenhum comentário:

Fernando Vrech. Imagens de tema por andynwt. Tecnologia do Blogger.