O que é literatura Noire?




  Você gosta de um bom romance policial? Mas acha os detetives chatos e moralistas? Então o gênero Noire é para você. 
  Noire seria um terror policial; uma história policial com elementos mais chocantes. Buscam fugir de uma trama policial convencional, onde simplesmente há um crime, uma investigação e um assassino. Surgiu nas Pulp Fiction estadunidenses. Noire vem do francês e significa "preto" literalmente falando; e talvez, "obscuro" dentro do contexto da literatura.
   Os detetives do gênero Noire são pessoas violentas, desajustadas e viciadas. O ambiente da trama são os cantos mais sórdidos e sujos de cidades ou vilas como bares, becos, bordeis, etc. E os vilões, nem se fala, são a escória da humanidade. Sem nos esquecermos das femme fatales, personagem que dificilmente faltará em uma trama noire. E sim! É possível encontrar o elemento sobrenatural dentro desse gênero, sendo uma atração a parte para chocar o leitor.
  Exemplos clássico de detetives noire eu poderia citar Dicky Tracy, Sam Spade, o carioca Mandrake e Auguste Dupin. Alguns consideram noire alguns detetive memoráveis como  Sherlock Holmes.
  Dick Tracy, embora seja uma personagem de história em quadrinhos, representa também as características de um detetive Nnoire, sendo ele violento e mulherengo.
   Sam Spade é um detetive sem fama, um tanto anônimo. O que lhe confere um carácter sonhador. Assim essa personagem também foge do estereótipo de detetive. Ele é protagonista do livro "O Falcão Maltes, de Dashiell Hammett.
 Augustine Dupin, é um detetive amador que investiga simplesmente por diversão. Criado por Edgar Alan Poe, é considerado o primeiro detetive da literatura, antecedendo ainda Sherlock Holmes. Entre outras histórias de Poe, Dupin protagoniza a famosa história Os Assassinatos da Rua Morgue.
  Mandrake é um advogado carioca que se envolve em seus casos atuando como detetive. Criação de Rubem Fonseca, um grande escritor brasileiro do gênero Noire.




  Então, se ainda não conhecia este gênero peculiar de romance policial, eu recomendo que você experimente! Aqui eu já citei excelentes exemplos de histórias noire, dos clássicos aos contemporâneos, e da literatura estrangeira até a brasileira.
  O que você acha da literatura Noire? Conhece alguma outra historia noire que você gostou? Compartilhe suas experiências nos comentários. Eu acho o máximo quando meus amigos leitores compartilham o que sabem nos comentários.
  E se você conhece alguém aficcionado por histórias de detetive compartilhe esse artigo com ele nas redes sociais, use as ferramentas de compartilhamento abaixo, ok? Até a próxima.

2 comentários:

  1. Acho que nunca li nenhum livro assim, mas adoraria ler. Eu amo tramas policiais e ter essa coisa mais sombria deve ser muito interessante.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São ótimos. Os detetives mais psicóticos, desajustados, acabam virando personagens muito queridos, porque a gente torce para eles se encontrarem na vida... ehehe.

      Você deveria ler um livro desses e depois fazer uma resenha no seu blog que por sinal, é massa.

      Excluir

Fernando Vrech. Imagens de tema por andynwt. Tecnologia do Blogger.