Os Mais Incríveis Fenômenos da Lua!




   Você também sente fascínio pela lua? Você a acha misteriosa e envolvente? Você é atraído por esse astro a ponto de ter vontade de uivar quando olha para uma lua cheia? Tudo bem, sem exagero, né.   Nem todo mundo é como eu.. éh... bom.. vamos ao artigo.
   Se você pensa que o visual da lua muda somente com as fases, se pensa que só existe lua nova, crescente, minguante e cheia, esse artigo vai abrir os seus olhos para as inúmeras e estranhas possibilidades visuais da lua. E o melhor, a maioria desses fenômenos visuais são tão previsíveis quanto as fases da lua.



A lua e suas fases





   Vamos começar com o feijão com arroz, que tal? Há muito o que se dizer sobre as fases da lua que poucas pessoas sabem. Primeiramente que é privilégio exclusivo dos terráqueos, pelo menos até onde nós conhecemos, aqui no nosso sistema solar. Para haver fases cíclicas tão perfeitas, o astro precisa ter o tamanho certo e estar na distância certa. Tudo isso é só nossa lua que tem e, por consequência, suas fases. Aliás, já é difícil um satélite natural tão visível assim em outros planetas do sistemas solar.
   Uma vez que a órbita da lua é oval, isto é, elíptica, quando ela está mais próxima da terra, a gravidade gerada pelo seu peso atrai a água do nosso planeta, gerando as marés. Sua proximidade com a terra coincide com as suas fases, portanto, podemos prever a força das marés por observar as fases da lua. A elevação máxima das marés ocorre na lua nova e a elevação mínima ocorre na lua crescente.
   Muitos creem que as fases da lua também tem efeito sobre o nosso corpo, uma vez que ele é composto por 70% de água. Pessoas tendem a ficar com mais raiva na lua cheia (o sangue sobe mais?). Mas não há nenhuma comprovação disso ainda.
   Mas vamos aos fenômenos mais raros, que é o que nos interessa, não é?



A Lua Azul



  Nada mais é do que uma segunda lua cheia ocorrendo no mesmo mês, algo relativamente raro; já que os meses do calendário buscam coincidir, na medida do possível, com o ciclo lunar; que, à propósito, dura 29,5 dias.
  Apesar do nome, a coloração da lua nesse fenômeno não tem nada de especial. É uma lua cheia comum, exceto pelo fato de ocorrer uma segunda vez em um mesmo mês.
  Atentem para as datas das próximas luas azuis:  Janeiro de 2018, dias 2 a normal e dia 31 a lua azul; Março de 2018, dias 2 e 31; Outubro de 2020, dias 1 e 31.



A Lua Negra


  O que ocorre nesse caso é uma segunda lua nova no mesmo mês. Também não difere de outras luas novas.
  Para a religião wicca, uma lua negra tem efeitos especiais de cura.
  Se você crê nisso e quer se banhar em uma lua negra, a próxima ocorrerá no dia 30 de agosto de 2019.

  Mas que artigo chato esse, não é? Cadê os fenômenos incríveis? É que eu preferi tirar dúvidas a respeito de todos os fenômenos lunares, para não gerar expectativas. Agora você sabe que a Lua Azul, não fica azul e nem a Lua Negra, mais negra do que uma Lua Nova qualquer.
  Mas estou guardando os melhores fenômenos para o final, vocês não perdem por esperar.



O Halo Lunar





  Se você achou que halos eram apenas coisas de videogames se enganou. O halo lunar é um fenômeno óptico que ocorre ao redor da lua.
  Ele ocorre quando a luz da lua passa por minúsculos cristais de gelo, presentes na atmosfera. Isso nem sempre ocorre e depende do clima.
  Eu ainda não sei se é comprovado mas, minha avó me ensinava que o halo da lua pode prever chuvas. Eu me lembro da frase que ela me ensinava:
  "Arco perto, chuva longe. Arco longe, chuva perto." O arco, no caso, é o halo lunar. 
  Tente ver se funciona essa previsão quando você observar halos na lua.



A Superlua. 



O tamanho da lua também pode ser maior dependendo da localização geográfica, potencializando o efeito da Superlua.


  É quando uma lua cheia coincide com o perigeu de sua órbita. Perigeu é quando a lua, em sua órbita oval, fica o mais próximo possível da terra. Assim, temos uma linda lua, cheia e gigante, por estar mais próxima.
  Trata-se de um fenômeno não muito raro, porém variável. Sendo que superluas maiores ocorrem, talvez, a cada 20 anos apenas. A maior superlua dos últimos anos ocorreu no dia 14 de novembro de 2016, quando a lua se aproximou até 356.5 km da Terra, uma distância menor que essa ocorreu somente em 1948.
  A próxima superlua, embora não tão próxima, ocorrerá no dia 3 de dezembro. Prepare-se!
 

A Minilua


  Temos também o oposto da superlua. Que é quando uma lua cheia coincide com o momento em que a lua fica mais distante da terra, momento chamado de Apogeu. 
  Essa lua cheia mostra uma lua pequena. Não muito especial mas, muita gente acha fofo.
  Se tiver curiosidade, a próxima Minilua ocorrerá na virada do dia 26 ao 27 de julho de 2018, entre cerca de duas-e-meia e três da madrugada.



Lua Rosa ou Lua de Morango



by Jeff Wallace


  Essa lua cheia ocorre quando a terra está mais próxima do Sol. A Terra também faz uma órbita oval ao redor do Sol. Assim, quando há uma lua cheia nesse período, a lua tende a ficar rosa, pois ela reflete o Sol mais próximo do que o normal. Não é sempre que isso acontece mas, se você notar uma lua cheia rosada em uma noite de verão, provavelmente a explicação é essa.
  Outro jeito da lua ficar rosa é quando ela aparece durante o dia, no entardecer ou no amanhecer. Pois nesses dois períodos, os raios vermelhos do sol ganham espaço na atmosfera. Assim como um pôr-do-sol pode ser vermelho ou amarelo, tais tonalidades também podem ser refletidas na lua, se ela já estiver visível.
 



Eclipse Lunar 
 

  É a posição oposta da que acontece durante um eclipse solar: agora não é lua fazendo sombra na Terra e sim a Terra fazendo sombra na Lua. 
  A coloração da lua durante o eclipse também pode variar devido a diversos fatores, tornando difícil um eclipse ser igual a outro. O astrônomo Andre-Louis Danjon classificou o eclipse lunar de acordo com sua coloração: Um tom mais escuro, quase tornando a lua invisível (L0); um tom marrom acinzentado (L1); um tom vermelho com as bordas claras, que seria a lua de sangue (L2); um tom de tijolo com a borda amarelada (L3); e uma lua alaranjada com a borda azul (L4).
  Como em um eclipse solar, o eclipse lunar não é visível em toda a Terra ao mesmo tempo. Também nem sempre será total. Veja quando ocorrerá os próximos eclipses lunares, visíveis na América do sul: 27 de julho de 2018, 16 de julho de 2019 (parcial) e 5 de julho de 2020. 



Lua de Sangue


  Quando um eclipse coincide com uma superlua, ela adquire, assim, uma coloração sinistramente vermelha.
  As civilizações antigas temiam essa lua, acreditando ser o presságio de guerras ou o do apocalipse.
  Luas avermelhadas também podem ocorrer devido a fatores climáticos localizados, mas a verdadeira lua de sangue ocorre durante as eclipses lunares.
  Como depende da ocorrência simultânea de dois fenômenos raros, só presenciaremos a próxima lua de sangue em 2032, sendo que a ultima ocorreu em 27 de setembro de 2015.

by Abhranil Kundu


  Esse é o universo em que vivemos. Uma coisa corriqueira como a Lua pode nos surpreender de formas variadas e raras, não é?
  Se você conhece alguém que é apaixonado pela lua, compartilhe esse artigo com ele, usando as ferramentas abaixo. Estou certo que ele vai adorar o artigo. Ou compartilhe em seu perfil para saber o que seus amigos acham. 
  Também comente embaixo o que achou do artigo; ou talvez até conheça alguma particularidade da lua que eu não citei aqui, partilhe seu conhecimento conosco!

Nenhum comentário:

Fernando Vrech. Imagens de tema por andynwt. Tecnologia do Blogger.