As Tramas Mais Comuns da Literatura.

   A trama é, sem dúvida, um elemento importantíssimo de uma boa história. Tão importante que muitos escritores, por experiência, vão aprendendo quais as tramas que fazem mais sucesso. São aquelas tramas que representam o sonhos das pessoas ou suas próprias experiência cotidianas. 
  Os escritores aprendem com sua própria experiência e com livros de outros escritores; e utilizam essas fórmulas de sucesso, repetidas vezes, em histórias diferentes. Havendo, portanto, um conjunto de histórias básicas que fazem sucesso; às quais os escritores recorrem.
  É claro que partir de uma história básica de sucesso não é única forma de se criar uma história. Mas é uma técnica interessante que ajuda o escritor a definir o que ele quer apresentar ao leitores.
   Obviamente, não é uma boa idéia copiar quase toda uma história de sucesso, simplesmente trocar os nomes das personagens, botar uma roupinha mais moderninha nelas e apresentar ao público como uma história inédita. Alguns vão perceber e irão expor o plágio.
   Eu estou falando das tramas básicas das histórias. O "esqueleto" de uma história, por assim dizer. Você pode partir de uma dessas tramas e enriquecê-la com a sua criatividade até que a história seja algo totalmente original: com as suas personagens dentro de um mundo criado por você.
  Veja abaixo algumas tramas muito usadas na literatura e que sempre fazem sucesso. Somente após fazermos estudo, classificando as histórias em tramas básicas é que notamos o quanto essas fórmulas são exaustivamente usadas na literatura!




 O Arco do Herói.

  Uma pessoa comum, personagem frequentemente impopular, descobre que possui uma habilidade especial, ou ganha uma habilidade. Aprende a usar essa habilidade por meio de diversas tentativas frustradas. Se depara com conflitos éticos sobre o uso desse poder. Finalmente se torna um herói e salva cidade.
Exemplos dessa história: Homem-Aranha, Superman, grande parte das histórias de super-heróis.




A Busca

  O protagonista, em geral com certo nível de obsessão, descobre que algo incrível está perdido e inicia uma busca. O antagonista é um rival que procura a mesma coisa, sempre com intenções nefastas. O leitor torce para que o protagonista encontre primeiro, nem que seja chutando a bunda do seu rival.
Exemplos: Indiana Jones, Alan Quarterman, o filme "A Lenda do Tesouro Perdido" e boa parte das histórias de aventura.



 

O Sobrevivente

  O protagonista se perde em meio a uma vastidão inóspita e encontra meios engenhosos de sobreviver até ser encontrado ou ser resgatado. Ao final, volta ao seu mundo totalmente mudado pela experiência.
Exemplos: Robinson Crusoé, o filme "O Náufrago" entre outros.




Gato e Rato

  O protagonista é perseguido por algo ou alguém. Em um plot twist (virada na trama) o protagonista passa a caçar seu perseguidor e os papéis se invertem.
Exemplos: Moby Dick, Tubarão, Alien: o Oitavo passageiro, Sexta-Feira 13.



A Vingança

  O protagonista, ou pessoas queridas pelo protagonista, sofre amargamente nas mãos do antagonista. Depois o protagonista se põe em reclusão, vence traumas, aprende uma nova habilidade, usa a raiva como força motriz. Depois persegue o antagonista e o destrói, não raro com uma violência até mesmo superior à que sofreu. 
Exemplos: O Justiceiro, O Conde de Monte Cristo, O filme "Nunca Mais" 



Ninguém Impedirá o Amor

  É a história básica da maioria das histórias de amor da literatura: Duas pessoas se amam, mas há um grande obstáculo para que fiquem juntos, não raro um obstáculo social, mas os dois vencem o obstáculo e ficam juntos. Nem que seja na morte, como no caso da história de Romeu e Julieta.
Exemplos: Romeu e Julieta e quase todas as histórias de amor.



O grotesco

  Um protagonista feio, demente, ou apenas anti-social, que vive isolado, mas que até tem um bom coração. Bondade que somente uma donzela pura consegue notar. Então, com a ajuda dela o protagonista se manifesta para o mundo.
Exemplo: O Corcunda de Notre Dame, Wolverine, o filme "Mentes Brilhantes" (no caso, a "donzela pura" é o professor).

 

O Coitado

  Nesse enredo, o protagonista é inferior, incapaz e, com boas razões, inseguro de si. Mas decide enfrentar um grande obstáculo, que parece intransponível para alguém tão incapaz. Ele acaba vencendo do jeito desajeitado dele, mas com muita garra. É uma trama ótima para comédias.
Exemplos: Chapolin, Rock Balboa, O Senhor dos Anéis (Frodo)



O Rebelde

  Um protagonista que, inicialmente sozinho, luta contra um sistema político absolutista. É comum esse protagonista virar um líder de um bravo exército, mas, muitas vezes, ele luta sozinho e nem sempre ganha. Algumas vezes, o protagonista era parte do próprio governo que agora combate.
Exemplos: V de Vingança, Jogos Vorazes, Batman (contra Ra's Al Ghul), Coração Valente, Asterix, o filme "Equilibrium."



A história de um príncipe cujo tio invejoso conquista o trono matando o irmão, que é rei e pai do príncipe, então o príncipe é exilado e pede a ajuda de um mago para virar um homem feito até que tenha a habilidade para reaver o trono, que é seu de direito, e vingar a morte do pai.

  Essa trama tem um título grande não! Mas é incrível como já foi repetida várias vezes, nos mínimos detalhes, somente trocando o cenário e o nome das personagens. A trama original remete à mitologia egípcia: A história do deus-herói Hórus.
  Shakespeare recontou essa história egípcia em sua peça, Hamlet; a Disney recontou a mesma história em O Rei Leão. 
  Recentemente, a história original de Hórus foi apresentada em um filme, "Deuses do Egito", que não foi muito popular devido à plateia desavisada achar que foi plágio de Hamlet ou de O Rei Leão...
  Esse último enredo eu apresentei apenas como curiosidade. Mas, se você quiser inventar mais uma história de um príncipe que teve um tio invejoso que matou o pai e depois foi exilado e pediu a ajuda de um mago para se tornar um homem forte e poder vingar a morte do pai... sinta-se livre para recontar essa história milenar!
 

Gostou do artigo? Você pode comentar abaixo e compartilhar usando os botões das redes sociais.

Nenhum comentário:

Fernando Vrech. Imagens de tema por andynwt. Tecnologia do Blogger.