Como Tornar a Leitura um Momento Agradável




  É bastante preocupante que as gerações mais recentes estejam perdendo o hábito de ler. É difícil, hoje em dia, ver alguém em sua varanda, apreciando um bom livro. 
  Ler é um exercício para o cérebro, melhora o raciocínio, a linguagem, e até a capacidade social porque, lendo coisas interessantes temos ótimos assuntos para conversar. 
  Um dos motivos para as pessoas estarem lendo menos é a ideia que ler um livro é algo ultrapassado em frente a revoluções tecnológicas e cinematográficas. De fato, as pessoas preferem ver um filme (grande parte são adaptações da literatura, diga-se de passagem) do que sentar-se e ler um livro.
  Por não desenvolverem o costume de ler, há também a idéia de que ler é algo chato, um entretenimento inferior se comparado a ver televisão. Nesse artigo eu pretendo provar que essa idéia é equivocada.
  A verdade é que as pessoas, por falta de habilidade em leitura, escolhem o momento errado, o jeito errado, a leitura errada... Então atentem para dicas simples que tornarão a leitura um momento muito ansiado do seu tempo livre...

Descubra do que você gosta.

  Algumas pessoas não sabem do que gostam de ler, resolvem ler recomendações dos amigos ou de revistas. Talvez esse seja o caminho errado. 
  Na prática, o que você gosta de assistir na televisão pode ser um bom começo para entender o que você gostaria de ler. Gosta de séries espaciais? Terror? Aventura? Ou então de filosofia, esoterismo, fantasia, elfos. Que tal romances? Escolha ler o que você sabe que gosta.

 Escolha o Momento Certo para Ler 

  Você não vai apreciar a leitura se estiver pensando na louça para lavar, na lição de casa para fazer ou no relatório que precisa escrever. É por isso que, normalmente, o final do dia é o melhor momento para ler. Pois é quando você já adiantou o serviço, está livre e despreocupado. Apesar da sugestão, escolha um horário em que você está despreocupado.

Escolha o Lugar Certo para Ler.

  A leitura é um momento pessoal, na maior parte das vezes. Aproveite quando você pôs a criançada para dormir, ou quando estão na escola.
  Escolha aquele lugar que você gosta de ficar quando quer apreciar a companhia de si mesmo. Alguns gostam da varanda, quando não há muito trânsito, outros escolhem aquela pracinha aconchegante perto de casa... outros preferem a intimidade do próprio quarto.
Reserve um lugarzinho especial para a leitura! É o seu momento.

Não tenha pressa em terminar o livro.

  O vizinho já leu três livros esse mês? Não tente competir quem lê mais; não se cobre ler muitos livros; não faça da leitura parte da sua rotina chata de "devo terminar isso hoje."
  Procure ler cada palavra, com calma, não pule! Se estiver lendo ficção ou não, cada palavra que o escritor colocou no texto tem um objetivo para tornar a leitura interessante. Não "devore" livros, mas saboreie-os.

Use a imaginação... 

  Erra redondamente quem diz que filme é mais realista que livros.
 A grande verdade é que os livros possuem uma vantagem tremenda sobre o cinema!! Nos livros, você é o diretor.
  Sim, é você o responsável por construir os cenários, a cor de cada paisagem, o aspecto de cada objeto... Coloque esse cabeção para funcionar e crie o mundo do livro em sua mente.
  Quer uma dica interessante? Coloque o seu ator ou atriz preferido(a) no papel de alguma personagem do livro. Você já viu muitos filmes com ele ou ela, conhece bem a fisionomia deles, as vozes, então você terá personagens de aspecto bem interessante para você e vai poder concentrar sua criatividade em outros aspectos da história.
  O mais legal é que, mesmo que outra pessoa também leia o livro, o "filme" em sua cabeça é exclusivamente seu! 
  No caso dos livros, há um filme diferente para cada mente que o lê!




Gostou do artigo, comente e compartilhe com seus amigos. Talvez algum amigo que esteja tentando criar hábito pela leitura...

2 comentários:

  1. Realmente a imaginação e tudo, e muito bom ler o livro e criar as características dos personagens, os lugares, o nosso próprio filme haha.
    https://strangerboy01.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Fernando Vrech. Imagens de tema por andynwt. Tecnologia do Blogger.