Seis formas da leitura turbinar sua mente




   Já viram aquelas propagandas do tipo "ligue agora" sobre um equipamento de ginástica "fantástico"... "e que modela várias partes do corpo ao mesmo tempo"... " e que só um pouco por dia já dá resultados"... Podemos dizer que a leitura, para o cérebro, é como esses equipamentos: basta uma rotina diária de leitura para "turbinar" diversas áreas do cérebro ao mesmo tempo!
   E não precisa ser uma leitura do tipo "direito constitucional", "engenharia computacional"... não... isso seria como "levantar peso" na nossa metáfora: exercita muito só uma área específica, e depois você fica com dor no músculo (na cabeça)... as melhores leituras são as de entretenimento, porque se você gostar do que está lendo, você demora muito mais para cansar.
   Vamos considerar a seguir as diversas formar em que o hábito de ler turbina o cérebro.





>> A Memória

  Pesquisas recentes descobriram que o nosso cérebro usa de mnemônica quando nós estamos lendo. Lembra daquelas técnicas para se lembrar de coisas importantes? Usando as primeiras letras? Isso é mnemônica e o cérebro faz isso automaticamente enquanto estamos lendo. O resultado é que, quanto mais lemos, mais nos lembraremos de pessoas, conceitos, tarefas, etc.
  Por exemplo, segundo o doutor Ivan Izquierdo, médico pesquisador da memória do Centro de Memória da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, quando "lemos uma palavra que começa com A, o cérebro faz um mapeamento de tudo o que começa com A. Se em seguida vem a letra M, ele faz uma segunda seleção, e assim por diante.”
  Além disso, considerando que o processo de ler envolve se lembrar do significados das palavras, a nossa memória é constantemente usada. Assim, o processo de "se lembrar" vai ficando cada vez mais eficiente.




 
>> A Inteligência Espacial

  Inteligência espacial é a capacidade de imaginar o que vemos em novas posições, novos formatos, etc. Veja um objeto qualquer e tente imaginá-lo de ponta cabeça, você estará usando sua inteligência espacial. 
  Ao ler ficção, usamos nossa imaginação para criar novos cenários, ambientes, etc, a partir do modo como nos lembramos dos objetos. 
  Por exemplo, ao lermos sobre o Velho Oeste, nos lembramos de como é um cavalo e o imaginamos correndo, depois nos lembramos de como é um caubói e o colocamos montado no cavalo, nos lembramos de um revólver... muitos até vão selecionando os modelos de revólver que se lembram e escolhem o modelo perfeito para a cintura do caubói, talvez uma Colt. Daí colocamos uma cerca ao fundo, uma panorama de deserto, cactos... tudo isso é um grande exercício de inteligência espacial.






>> O Vocabulário

  O nosso cérebro possui uma imensa, praticamente infinita, capacidade de guardar palavras e o seu significado. Mas com a rotina do dia, sempre os mesmos assuntos, muitas palavras vão se escondendo no fundo da nossa mente, por falta de uso. 
  Quando lemos, conforme já consideramos, o nosso cérebro vai consultando uma maior variedade de palavras, muito além da nossa rotina diária. O resultado é que conseguimos ter um repertório muito maior de palavras bem acessíveis na nossa mente.
  O cérebro também é capaz de deduzir o significado das palavras analisando o contexto (é assim que aprendemos nosso idioma nativo). O processo de leitura também expande o nosso vocabulário por nos fazer conhecer palavras novas, sem a tarefa enfadonha de ler um dicionário.
  Não estou dizendo que não seja recomendável ler um dicionário de capa a capa, se conseguir aguentar; mas tendo leituras mais agradáveis, você permite ao seu cérebro aprender mais sobre o seu idioma do jeito natural, como quando éramos bebês: por meio do raciocínio. O que nos leva ao próximo tópico.





>> O Raciocínio

  O raciocínio é a capacidade de relacionar fatos: causa e consequência, analogia, dedução...
 Quando lemos uma história, principalmente com tramas complexas, personagens profundos, universos ricos... desejamos entende-las e fazemos esse esforço usando o raciocínio. Assim, ler é como resolver um quebra-cabeças.






>> A Criatividade

  Todo o artista está sempre em busca de uma inspiração. Isso porque a Lei de Lavoisier, "nada se cria mas tudo se transforma", também se aplica ao processo artístico. Os artistas também não criam, eles transformam. 
  Nós chamamos de "Criatividade" somente porque soa muito melhor que "Transformatividade"...rs rs.
  A leitura nos dá matéria bruta para nós transformarmos do jeito como entendemos em nos âmago. Ler nos dá ideias para criar transformar coisas novas.





>> Emagrece

  Pode parecer loucura mas... se imaginarmos o cérebro de uma pessoa lendo, principalmente depois desse artigo, certamente seria um cérebro aceso e eletrizado. Isso, literalmente, porque a atividade cerebral é de natureza eletroquímica. 
  Como não somos plugados na tomada... ehehe... tanta eletricidade deve ter uma fonte. E essa fonte é a mesma usada nos músculos do nosso corpo: as calorias.
  A conclusão é que ler também emagrece! Quem faz ginástica, faz muito bem em ler enquanto descansa os músculos, pois assim, é possível dar continuidade ao processo de queimar calorias.


  Vou finalizar o artigo com uma pergunta para refletir:
  Se ler uma história turbina tanto o cérebro, porque ver uma história na televisão não tem o mesmo efeito? Se quiser poderá dar a sua resposta nos comentários. 
  E se você sabe de mais um aspecto em que a leitura turbina o cérebro que eu tenha esquecido, eu vou ficar feliz em receber a sua ajuda nos comentários para deixar esse artigo ainda mais informativo. Até a próxima leitura...




6 comentários:

  1. Olá
    Eu leio desde sempre e vejo muitos desses benefícios em minha vida. Meu vocabulário aumenta sempre e adoro isso. Amei.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom. Então você também é uma "halterofilista" do cérebro...

      Excluir
  2. Gostei bastante do post. Adoro ler e ajuda muito no vocabulário. o sobre a criatividade e o que eu mais amo nos livros.
    https://strangerboy01.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Ler bastante e de forma regular reduz a chance de ter demência.
    Ler também diminui nossa ansiedade perante a vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se pararmos para pensar, os benefícios da leitura transcendem o cérebro físico, curam nossa alma!

      Excluir

Fernando Vrech. Imagens de tema por andynwt. Tecnologia do Blogger.