Guia da Insônia #07 - Edith Pargeter


Edith Mary Pargeter (1913-1995)

Estilo: Romance Policial, Ficção Histórica, Aventura.

   Com vários pseudônimos, sendo Ellie Peters o mais famoso, bem como com seu nome real, Edith Pargeter foi uma prolífica escritora inglesa de mistério do século passado.
   Seu personagem mais famoso, o irmão Cadfael, se destaca por ser um investigador forense antes da ciência criminal; um monge beneditino com características de cavaleiro errante e alquimista. Ela também criou um personagem detetive propriamente dito, o detetive da polícia britânica George Felse.
   Fascinada pela cultura Tcheca, a escritora também traduziu várias obras tchecas para o inglês. Também escreveu vários livros de não-ficção sobre história.



Sugestões de leitura:




Romances com o irmão Cadfael. Entre as dezenas de histórias protagonizadas pelo irmão Cadfael, eu gostaria de destacar, "A Morbid Taste for Bones" (Um Gosto Mórbido por Ossos), onde o irmão Cadfael investiga algo muito estranho quando seu Prior adquire os ossos de um santo. "Em The Rose Rent" (O Aluguel de Rosas), uma jovem viúva aluga sua casa por um preço incomum: uma rosa por ano. Mas quando um homem aparece assassinado ao lado de uma rosa, o monge Cadfael descobre que há muita história por trás desse singelo negócio. Já na história "The Heretic's Apprentice" (O Aprendiz Herege), quando um criado de uma família importante é esfaqueado, um jovem já preso por heresia é o principal suspeito.
 





Romances com o detetive George Felse. Das histórias com o detetive Felse, o Histórias de Mistério sugere: "Mourning Raga" (Raga do Luto), onde uma escolta de um herdeiro ao seu pai, na Índia, se mistura a um estranho assassinato. "The Piper on the Mountain " (O Flautista na Montanha), um homem cai de uma montanha, mas algo não parece estar certo com esse "acidente". "City of Gold and Shadows." (Cidade de Ouro e Sombras), um arqueólogo desaparece e a sua sobrinha-neta, no luto, visita sua escavação, mas descobre, por acaso, mais do meras pedras antigas.
 





Máscara da Morte. "Death Mask". Quando um arqueólogo morre, seu filho, que suspeita até da própria mãe, prepara uma armadilha astuta para tirar o assassino das sombras.






Essa Magia Rústica. "This Rough Magic." O corpo de um adolescente é encontrado afogado e a amiga da mãe de luto descobre uma história muito mais sinistra por trás disso.






Strongholds and Sanctuaries. "Fortalezas e Santuários". Nesse belamente ilustrado livro de Não-Ficção, Edith Pargetert e seu colega, Roy Morgan, nos apresenta as mais belas e antigas construções e vilas do País de Gales e proximidades.   











2 comentários:

  1. Amigos leitores: Me parece que um dos romances acima é de uma outra escritora. Me refiro a "The Rough Magic". Na verdade é uma obra de Mary Stewart (estampada em letras grande na capa... Oh meu Deus !). Mas eram as minhas fontes que estavam erradas... e são boas fontes. Após uma pesquisa percebi que estavam todas erradas. Aprendam com os meus erros: pesquisem na internet com senso crítico, nunca há fonte 100% segura

    Confiram o erro nas minhas fontes:

    - https://www.amazon.com/This-Rough-Magic-Edith-Pargeter/dp/070660802X

    - https://www.goodreads.com/book/show/5068580-this-rough-magic

    - https://www.fantasticfiction.com/p/edith-pargeter/this-rough-magic.htm

    ResponderExcluir

Fernando Vrech. Imagens de tema por andynwt. Tecnologia do Blogger.