Guia da Insônia #11 Edgar Allan Poe

 Edgar Allan Poe (1809 -1849)
Estilo: Terror, Romance Gótico, Ficção Científica.

   Considerado o inventor da ficção policial, Poe eternizou o primeiro detetive da ficção, August Dupin. Seu personagem é um excêntrico que tem por hobby resolver enigmas e mistérios, usando seu privilegiado raciocínio. Após ter escrito vários poemas, ainda hoje muito apreciados, o escritor se especializou em contos, que são histórias mais curtas, escritas para serem lidas em uma única seção de leitura. A única história mais longa de Alan Poe é o The Narrative of Arthur Gordon Pym of Nantucket, uma novela. Esse escritor morreu misteriosamente em 7 de Outubro de 1849, após passar quatro dias em um estado psicótico conhecido como Delirium Tremens. Ainda hoje, somente teorias podem explicar a morte do escritor, entre elas a raiva, sífilis e diabetes.
   Allan Poe viveu o bastante para ser considerado o mestre do terror, dos contos e romantismo sombrio; deixando também um legado no gênero ficção científica, sátira, comédia, poesia e ficção policial.


Sugestões de leitura:

   Tendo como especialidade escrever contos, você encontrará à venda, principalmente, coletâneas de contos de Edgar Allan Poe. Assim, as sugestões abaixo são de coletâneas que contenham esse contos. O que não significa, de forma nenhuma, que outros contos do escritor não sejam bons; todo o trabalho de Edgar Allan Poe é notável.


   A antologia do personagem August Dupin. Os três contos com o primeiro detetive da literatura: Os Assassinatos da Rua Morgue (1841); O Mistério de Marie Rogêt (1842); A Carta Roubada (1844)





A Queda da Casa de Usher – 1839. A estranha história de um homem que com fobia de luz, som e outras sensações.






















Fatos do Caso do Sr. Valdemar - 1845. Um idoso no fim do túnel mas proibido de sair dele.























O Poço e o Pêndulo - 1842. Um homem acusado de bruxaria na época da inquisição. Um terror psicológico absurdamente macabro.























Eureka - Um poema em prosa. - 1948. Nesse ensaio o escritor arrisca escrever sobre assuntos científicos que ele considera fascinantes. Entre grandes acertos e grandes erros, no ponto de vista científico, esse texto é uma curiosidade à parte da obra do escritor.






















Filosofia da Composição - 1846. Edgar Allan Poe não guardou para si os segredos para criar uma boa história. Aqui ele compartilha conosco sua técnica.




Nenhum comentário:

Fernando Vrech. Imagens de tema por andynwt. Tecnologia do Blogger.