Guia da Insônia #12 Alexandre Herculano


Alexandre Herculano de Carvalho e Araújo (1810-1877)

Estilo: Ficção Histórica, Folclore

   Um matemático e linguista, o escritor estudou também lógica e retórica. Alexandre Herculano também era um exímio comerciante e fazendeiro, produtor do famoso Azeite Herculano.
   Grande estudioso da história de Portugal, Alexandre Herculano fez a primeira tentativa científica de contar a história de Portugal. O escritor foi duramente criticado pela clero por não ter reconhecido, em sua obra "História de Portugal", o "Milagre de Ourique", onde Jesus teria supostamente aparecido para o rei Afonso Henrique.
   O escritor escreveu também uma meia dúzia de romances de alta qualidade, sobretudo ambientado na Portugal medieval. 
Indo mais para a fantasia, Alexandre Herculano também recuperou diversas histórias folclóricas de Portugal e Espanha em sua famosa obra Lendas e Narrativas.






Sugestões de leitura:
Obras em domínio público





Eurico - O Presbítero. De guerreiro a presbítero e de presbítero a um personagem enigmático, o "Cavaleiro Negro". Esse romance conta a história de um personagem em constante transformação.










O Bobo. Um bobo da corte que, frequentando quase todos os eventos da corte, é sempre muito bem informado do que se passa, resolve se vingar de uma surra tomou.





Lendas e Narrativas. Uma coleção fantástica de lendas medievais portguesas e espanholas, com destaque especial para A Dama do Pé de Cabra e o Bispo Negro. (Leia na Íntegra)











História de Portugal.  Considerado o primeiro trabalho de história científica de Portugal.









Nenhum comentário:

Fernando Vrech. Imagens de tema por andynwt. Tecnologia do Blogger.