O primeiro Livro de Ficção

   Como havíamos combinado, vamos considerar hoje quem "inventou" o livro de ficção, escrevendo a primeira história longa de ficção. Os contos de fadas, que remontam a tempos pré-históricos, como vimos anteriormente, não contarão aqui por serem histórias curtas e por, provavelmente, terem surgido por tradição oral.
   Sem, dúvida, o escritor ou escritora que criou o primeiro livro de ficção da humanidade fica com o crédito por ter inventado o livro com uma "história de mentirinha."
   Também considerei as peças teatrais, desde que a peça tenha sido escrita com personagens e histórias fictícias não-mitológicas, ou seja, tenham sido propositadamente criados com o intuito de entreter.
   Viajei longe no tempo e cheguei ao século 200 EC (Era Comum, o mesmo que a.d., ano domini)
   A origem da ficção não é Shakespeare e sim um livro mais de mil anos mais velho que as suas peças teatrais ficcionais. Um livro chamado "Verae Historiae" ou "História Verdadeira". Escrito em Latim pelo romano Luciano de Samósata em meados de 200 EC.
   Uma vez que o autor de "História Verdadeira" intencionou escrever uma sátira sobre as obras de historiadores da época eu induzi, portanto, que a ficção surgiu da sátira. Mas você pode comentar se discordar.
   Ao ler "História Verdadeira" o leitor da época se deparava com as primeiras histórias de viagem ao  espaço e seres alienígenas! Sim, a primeira ficção foi também uma típica ficção científica! O escritor Luciano de Samósata teria, portanto, sido o primeiro a introduzir a ideia de viajar pelas estrelas.
   Pelo visto, o que o escritor quis criticar em "História Verdadeira" é o modo como os historiadores da época descreviam eventos fantásticos, mitológicos, como fatos sem se certificarem se essas coisas fantásticas realmente aconteceram. Assim. Luciano de Samósata clamava por historiadores mais científicos.

Nenhum comentário:

Fernando Vrech. Imagens de tema por andynwt. Tecnologia do Blogger.