Edgar Alan Poe - O Poeta do Terror.

Ilustração de "O Corvo", por Gustave Dore.
   Romancista e poeta do século XIX (1809-1849), trabalhou também como editor e autor para a revista Southern Literary Messager.
   Seu poema mais famoso, “O Corvo” conta a história de um corvo que pousa sobre o busto de Pallas, simbolizando a inexorabilidade da morte.
   Deixou muitos poemas e contos que se tornaram famosos e foram adaptados para o cinema diversas vezes durante todo o século seguinte: “A Queda da Casa de Usher" (1928); "O Solar Maldito" (1960); "A Dança Macabra" (1964); "Vincent" (1982), são apenas exemplos.
   Edgar Alan Poe é referência em literatura de terror e mistério e é o escritor preferido de muitos amantes da literatura gótica. É considerado o criador do romance policial com “Os assassinatos da Rua Morgue” (1838).
   Alan Poe também fez contribuições importantes ao gênero ficção científica, abordando temas como, viajem no tempo e viajem espacial; por exemplo, “Um homem na Lua” narra a história de um homem chamado Hans Pfaall, que viaja até a lua de balão. Alan Poe também abordava muitos temas pseudocientíficos, como o galvanismo, a frenologia e o hipnotismo; o que conferia a muitos de seus contos um teor de “ciência macabra”.
   Ele também foi o primeiro a citar a possibilidade do universo ter surgido de uma explosão, em seu escrito Eureka: um poema em prosa, considerada uma obra de não-ficção. Poe considerou essa obra o seu trabalho mais importante. Embora contenha muitos erros científicos, é uma obra genial de um escritor que se arrisca em falar sobre temas científicos e filosóficos.
   Órfão de mãe e abandonado pelo pai, foi informalmente adotado por uma família rica. Muito de sua literatura reflete uma vida de sofrimento causado pela morte.
   Sua morte é um verdadeiro mistério histórico. Foi encontrado em estado de choque, com roupas emprestadas e levado ao hospital onde não pode estabelecer uma conversa coerente sobre como chegou a tal situação. Morreu 4 dias depois, em 7 de Outubro de 1849.

Nenhum comentário:

Fernando Vrech. Imagens de tema por andynwt. Tecnologia do Blogger.