Ecumenismo e Sincretismo

Nesse artefato do século IV a. D, vemos Hórus matando Seth ( o crocodilo) lembrando inegavelmente São Jorge e o Dragão, mas note que Hórus está trajando uma endumentária militar romana.



  Pessoal, algumas vezes aqui eu uso os termos ecumenismo e sincretismo. Como são palavras incomuns, acho válido escrever um breve artigo sobre esse termos, que estão dentro da área de conhecimento relacionada ao folclore e a mitologia.
  O ecumenismo é um termo derivado do grego οἰκουμένη (oikouméni), mais precisamente da expressão grega HE OIKOUMENE GE (todo o mundo habitado). Tecnicamente, é o reconhecimento da necessidade de tolerância, respeito e união entre pessoas de diversas crenças religiosas. Um encontro ecumênico, por exemplo, é uma reunião religiosa onde são aceitas pessoas de todas as crenças, com objetivo de louvar a Entidade Criadora, crença comum a praticamente todas as religiões.
  Sincretismo é mais que ecumenismo. É quando duas culturas diferentes vão se entendendo por criar analogias entre as suas crenças. Por exemplo, quando um grego explicava sobre Zeus para um nórdico, é possível que o nórdico identificasse Zeus com Odin. Ambos são deuses "Pai", Zeus usa raios com se fossem lanças, Odin usava a sua Gungnir, uma lança mágica. E assim, ambos, cada um a seu modo, poderiam sentir que creem em um mesmo Deus-Paterno, apenas chamando-o com nomes diferentes. Um sincretismo pode ser espontâneo, ou intencional
  É espontâneo quando duas civilizações em contato uma com a outra, com o tempo, vão sincretizando suas religiões. É intencional quando se deseja converter outra civilização ou gerar união entre um povo com diferentes religiões.


Exemplos de sincretismo

  - O Natal é uma festa religiosa surgida por meio do sincretismo entre o cristianismo e o paganismo romano. Os romanos costumavam realizar uma festa religiosa em adoração ao sol, chamada Natalis Solis Invicti. Depois, foi  só o imperador romano dizer que Jesus nasceu na mesma data dessa festa romana para todo o povo, cristão e pagão, festejar de forma unida, identificando Jesus ao Sol, no dia 25 de Dezembro. 
  Obs.: Não se sabe a verdadeira data do nascimento de Jesus mas podemos deduzir que não foi em uma noite fria de inverno, como seria no mês de dezembro. (Leia Lucas 2: 4-8) 

  - Na Bahia, a maior parte dos deuses do Umbanda e Candomblé são identificados com Santos da Igreja Católica. A entidade da umbanda Oxalá é identificada com Jesus Cristo. 
  Não é raro ver a própria igreja católica, e não apenas no Nordeste, sediando festividades Umbanda, onde mães-de-santo lavam o chão da igreja com perfume. 
  Esse sincretismo intencional começou ainda no século XVI quando os jesuítas buscavam ensinar a Bíblia para os escravos, usando o sincretismo como ferramenta. 
  Há um movimento no Candomblé para combater o sincretismo entre o Candomblé e os santos católicos.


Mães-de-Santo espalhando incenso na escadaria da Arquidiocese de Florianópolis. Posteriormente, elas jogaram "água de cheiro" nas pessoas. (07/09/2012)


  - Quando os gregos derrotaram os egípcios, certas divindades egípcias foram identificadas com deuses gregos, ou tomaram um aspecto grego, para serem adoradas pelos egípcios nas cidades conquistadas. A ideia era facilitar a introdução da civilização grega no mundo egípcio. Mas o tiro saiu pela culatra, mais forte foi a influência egípcia na cultura grega. Alguns especialistas creem que isso enfraqueceu os gregos, dando uma brecha para a civilização romana.



Uma tumba Grega. Vinhas de Dionísio e Sátiros na base e um cenário funeral egípcio ao fundo.



  - Um exemplo do que não é sincretismo, mas parece: O Deus Alá, dos muçulmanos, não é um sincretismo com o deus hebreu. É, na verdade, o mesmo Deus hebreu. 
   "Alá" é derivado de E-lah, que vem de Elo-ah (Deus em hebraico), Elo-him, na Bíblia (Elo-ah, no plural. O plural também era usado na língua hebraica para enaltecer uma única pessoa majestática). Portanto, os muçulmanos adoram Alá, ou Elo-ah, o deus hebreu Javé ou o "Pai" da trindade católica. Não é um sincretismo, portanto.

   Na boa, acho sincretismo uma ilusão: O deus que uma pessoa adora não vai ser o deus de outro só porque o outro vestiu-o com as roupas do seu próprio deus. Comente aí o que você acha desse tema polêmico!


Nenhum comentário:

Fernando Vrech. Imagens de tema por andynwt. Tecnologia do Blogger.