Guia da Insônia #13 Machado de Assis



 

Joaquim Maria Machado de Assis (1839-1908) 
Estilos: Primeira Fase: Romantismo. Segunda fase: Realismo, Meta-literatura, Sátira, Realismo Mágico, Horror psicológico, Terror Sobrenatural, Humor Negro e Fantasia

  Nos é ensinado na escola que Machado de Assis deu início ao movimento literário realismo: um estilo de prosa que retrata a sociedade como ela realmente é; não raro usando teorias filosóficas e científicas. Tá, mas e aquelas histórias assustadoras que estamos acostumados a retratar aqui no Histórias de Mistério? Por incrível que pareça, Machado de Assis, o "Pai do Realismo", também foi um dos pouquíssimos escritores brasileiros clássicos a explorar os gêneros terror e ficção científica. 
  Pessoalmente, eu considero os romances desse escritor longos e chatos. Como não é nada raro na literatura de terror, a verdadeira nata de seu trabalho se encontra nos contos que ele escreveu.
Mas também não podemos deixar de citar o livro "Memórias Póstumas de Brás Cubas" que tem sim um teor sombrio. Já no começo, onde o protagonista (um morto, diga-se de passagem) dedica seus escritos "Ao verme que primeiro roeu as frias carnes do meu cadáver dedico como saudosa lembrança estas memórias póstumas." Especialistas em literatura consideram essa obra bastante peculiar, sendo, ao mesmo tempo realismo (ao retratar a sociedade degradante da época do protagonista) e literatura fantástica, já que é um morto que escreve; e delira, inclusive. Mas também tem aspectos da meta-literatura, pois o protagonista se percebe escrevendo o texto.
  Enfim, Machado de Assis deu grandes passos na literatura brasileira, grandes passos em variadas direções. Arrisco dizer que foi o escritor clássico mais importante da história brasileira.



Sugestões de leitura:
Obras em domínio público 

 

Memórias Póstumas de Brás Cubas. Já bem detalhado no texto introdutório desse artigo.





Dom Casmurro. Considerado um sucessor do livro de Brás Cubas (completando uma "trilogia" com Quincas Borba) o livro não é de horror nem de fantasia; mas guarda algo de perturbador em sua trama: personagens caricatos, como se tivessem saído de uma comédia, humor negro e eventos sujeitos a múltiplas interpretações. Ainda que não seja uma "História de Mistério" vale a pena dar uma lida. Conta a história de um carioca e da suposta traição de sua esposa, Capitu. Machado de Assis cria realmente um enigma (como se fosse um romance policial), teria Capitu realmente traído seu marido? Mistério esse discutido até hoje, acreditem!


 

Quicas Borba. Porque não, então, fecharmos a chamada "trilogia" realista de Machado de Assis. Desta vez, temos um suspense psicológico. Além da trama psicológica, é interessante que o escritor tenha criado toda uma "filosofia fictícia", o humanistismo, filosofia de seu personagem Quincas Borba. Esse método de criar um universo, cheio de história já foi considerado em um artigo aqui. O humanitismo é uma espécie de versão extremista "da lei do mais forte", "do mais rico", etc. Na trama, um casal maquiavélico tenta roubar a fortuna de Rubião, que teria herdado de ninguém menos que seu mestre Quincas Borba, criador do humanitismo.






Contos de Fantasia Sombria. Aqui está nata do trabalho de Machado de Assis, para um fã de horror. Não querendo desmerecer nenhum conto eu alistarei TODAS as histórias de terror do escritor. Que você poderá ler facilmente, já que Machado de Assis é um escritor em domínio público.

O País das Quimeras (1862), O Anjo das Donzelas (1864), Um Sonho e Outro Sonho (1892), O Imortal (1862), O Anjo Rafael (1869), O Capitão Mendonça (1870), A Vida Eterna (1870), Mariana (1871), Decadência de Dois Grandes Homens (1873), A Chinela Turca (1875), Os Óculos de Pedro Antão (1874), Um Esqueleto (1875) Sem Olhos (1876), A Mulher Pálida (1881) e A Segunda Vida (1884)





Contos de Horror Psicológico. Não menos assustador, são os contos onde não há o elemento fantasioso, mas ainda tem a intenção de causar medo. São vários e irei destacar os três que mais gostei: A Cartomante (1884), sobre um sinistra charlatã que ilude uma senhora desesperada. A Causa Secreta, sobre um casal muito sinistro. O Segredo de Bonzo (1882), está tematizado na engenharia social, o que assusta é saber que o método de manipulação das massas, descrito no livro, é muito usado hoje em dia... e as pessoas ainda caem! 









O Alienista. Agora uma novela (menor que um romance mas maior que um conto) ainda dentro das tramas psicológicas de Machado de Assis. Um estudioso decide criar um manicômio, mas passa a internar como louco qualquer pessoa por motivos banais, causando uma séria revolta na cidade.





A Igreja do Diabo. Uma comédia com tons claramente sombrios e sobrenaturais. O Diabo resolve criar uma religião oficial para si, onde todo mundo é livre para cometer os pecados que quiser. Ser bom é agora proibido.. Como os novos adeptos reagirão a essa proibição?



A Sereníssima República. Uma espécie de conto de ficção científica, onde se descobre uma espécie de aranha, capaz de linguagem, religião e política, uma estranha política.






Nenhum comentário:

Fernando Vrech. Imagens de tema por andynwt. Tecnologia do Blogger.