Como começar um livro?




  Para a mente do leitor ou para a lata do lixo... São os únicos dois caminhos para os quais a introdução de um livro irá definir. Se o teu leitor já aceitou a tua capa e já aceitou o título que você escolheu... se prepare porque agora é a prova final. São nas primeiras palavras do livro que o leitor vai julgar o seu livro como sendo digno de um bom passatempo, talvez meses de passa tempo, dependendo do tamanho do livro. É quando o leitor experimenta o seu livro, para saber que gosto tem. A maioria dos leitores não tem paciência para aquela história de que "o livro melhora com o desenrolar da história..." 
  O leitor precisa gostar muito do trabalho do escritor para dar uma chance para um livro com uma introdução chata. Se você é um escritor que está começando, não pode se dar a esse luxo. Então como começar um livro de um modo que desperte o interesse?

O segredo é despertar emoções...

  O melhor é que não há um único caminho para isso, então você pode escolher o método que mais se adequa ao tipo e ao enredo do teu livro. E porque não desenvolver seu próprio método de intrigar o leitor? Eu darei abaixo algumas dicas que eu conheço para a introdução ficar interessante.


Comece com uma emoção


  É o método direto. Se o objetivo é despertar emoções, crie uma introdução onde o personagem se encontra em uma situação já carregada de emoção. Seja uma perda, um afago materno/paterno, saudades, adrenalina... esse tipo de introdução é ótima para apresentar o personagem e suas motivações ao longo da história.

  Como exemplo desse tipo de introdução posso citar meu próprio livro, Tenebra, veja:

   "Querido diário, desde que o meu pai deixou a polícia, ele tem se preocupado com o nosso sustento. Acho que ele vai trabalhar como detetive particular, pois sempre fez isso muito bem. Percebi o talento dele alguns anos depois que ele me adotou e me tirou daquele lugar horrível onde eu morava – o orfanato.
   Eu tinha três anos quando o vi pela primeira vez, abrindo aquele sorriso cordial – inclusive os seus olhos sorriam.
  Ajoelhou-se e estendeu os braços. Num instinto de criança carente, chupando minha chupeta e cheirando o trapo que amarraram nela, caminhei até ele. Lembro-me da sensação de segurança que senti quando ele me acomodou em seus braços fortes."


Comece com uma frase interessante


  Já notou o quanto frases inteligentes são populares nas redes sociais? As pessoas amam frases de efeito, que expressam grandes coisas. Escolha uma frase interessante, pode ser famosa ou invente uma, que se encaixe na trama do seu livro e que seja intrigante. As pessoas ficarão curiosas para saber como a frase vai se encaixar na história.

  Tome com exemplo a introdução do livro Anna Kariênina de Lev Tolstói. 

  "Todas as famílias felizes se parecem, cada família infeliz é infeliz à sua maneira. Tudo era confusão na casa dos Oblónski. A esposa ficara sabendo que o marido mantinha um caso com a ex-governanta francesa e lhe comunicara que não podia viver com ele sob o mesmo teto. Essa situação já durava três dias e era um tormento para os cônjuges, para todos os familiares e para os criados. Todos, familiares e criados, achavam que não fazia sentido morarem os dois juntos e que pessoas reunidas por acaso em qualquer hospedaria estariam mais ligadas entre si do que eles.

  Percebeu como a frase inicial é uma espécie de desafio ao leitor? Todos entendem o conceito de "família feliz", mas Tolstói desafia esse conceito dizendo que cada família é infeliz à sua maneira. O autor está mostrando que pretende refutar essa ideia de família feliz, isso deixa o leitor curioso, com uma única frase.


 Comece com um cenário, um panorama.


  A espécie humana é exploradora, portanto tende a associar certos panoramas com determinados sentimentos. É isso que nos faz gostar de áreas abertas, ou trilhas na mata, nos evocam emoções. Comece seu livro colocando um de seus personagens em um cenário de tirar o fôlego! Um pôr-do-sol, corredeiras, perdido no deserto, perdido na neve, pode ser também perdido na cidade... a "selva de pedra" também pode proporcionar ambientes pitorescos, um grande viaduto, uma ponte cruzando um rio, um túnel mal frequentado, cheio de pichações... etc. Isso ajuda os leitores a começarem o teu livro gerando um filme em suas mentes, que é a maneira correta de se ler uma história, criando imagens mentais dos eventos.

As Ondas de Virgínia Wolf.

  "O Sol ainda não nascera. Era quase impossível distinguir o céu do mar, mas este apresentava algumas rugas, como se de um pedaço de tecido se tratasse. Aos poucos, conforme o céu clareava, uma linha escura se estendeu no horizonte, dividindo o céu e o mar. Então o tecido cinzento coloriu-se de manchas em movimento, umas sucedendo-se às outras, junto à superfície, perseguindo-se mutuamente, em parar."


Comece com um mistério


  Não, se o mistério for bom, o leitor não vai desistir de ler até o final para saber o que era. O mistério também é uma espécie de sentimento, é um encontro com o desconhecido, que desperta nossos instintos de desbravar o inexplorado. Aproveite isso na introdução dos livros, todo o ser humano tem essa curiosidade.

“O Tambor”, Günter Grass

 "Confesso: estou internado em um asilo de alienados, o meu enfermeiro observa-me, tem-me quase sempre debaixo dos olhos; é que na porta há um vigia e os olhos do meu enfermeiro são de um castanho que não consegue penetrar o azul dos meus.”

  Por que ele, está internado? Qual o problema do personagem? 

  Tente então um "combo": Uma introdução em um cenário épico com um grande mistério... Porque ele está perdido no deserto/neve? Porque ele está longe de casa? O leitor vai adorar.
  Enfim, capriche na introdução, ela é uma espécie de "capa" definitiva, é quando o leitor experimenta o seu livro pela primeira vez. 
  Conhece alguma outra técnica de introdução de livros? Tem alguma dúvida? Use a área para comentários abaixo, é o seu espaço.



Nenhum comentário:

Fernando Vrech. Imagens de tema por andynwt. Tecnologia do Blogger.